Enquanto muitos crentes desejam sinceramente investir tempo em oração, poucos de fato o fazem. Muitas vezes, falta disciplina espiritual em nossa vida. Deus fez da oração prioridade -orientando os seus filhos a orar primeiro, com frequência e sempre. Portanto, a oração deve ser tornada prioridade para nós também! As escrituras falam repetidas vezes da importância da oração. Paulo nos manda orar a respeito de tudo (Fp 4.6). Os cristãos devem fazer com que suas petições sejam conhecidas diante de Deus. Além disso, eles são admoestados a orar com regularidade e frequência. Davi prometeu ao Senhor: "A tarde, pela manhã e ao meio dia, farei as minhas queixas e lamentarei" (SL 55.17). Jesus orou por longos períodos de tempo, especialmente quando tomava decisões importantes (Lc 6.12). É certo que quando enfrenta desafios e provações, o crente deve orar (Tg 5.13). Paulo exortou os cristãos de Tessalônica a orar sem cessar (1Ts 5.17). A oração deve se tornar não apenas uma atitude do coração, mas um diálogo contínuo com o Senhor.
Quando estiver orando, separe um tempo para se aquietar e ouvir as palavras de Deus (SL 46.10). A bíblia não dita um tempo ou lugar específico para a oração. Entretanto, pode ser mais fácil manter a prioridade da oração quando estabelecemos um tempo e lugar definidos para orar como parte da programação diária (Lc 18.1).
A oração deve ocupar um lugar no coração; ela também precisa de um lugar na casa. Embora nem todo cristão precisa de um quarto fechado para orar (MT 6.6), todos devem ter um lugar em que possa estar livres de distrações para poderem orar de forma privada.
Para ajudar a tornar a oração como prioridade, você pode utilizar um diário de oração, um livro devocional ou mesmo fazer uma lista de oração e revisá-la com frequência. Compartilhe seu compromisso com os outros, tanto para incentivá-los a orar como para criar a responsabilidade de orar com regularidade.
No livro de Salmos de número quatro, a palavra do Senhor nos ensina que Deus ouve quando o invocamos. O apóstolo Paulo também nos orienta, inspirado por Deus, para não andarmos ansiosos e aflitos em muitas direções, mas em tudo, em oração e súplicas, gratos; apresentando nossos pedidos à Deus (FP 4.6).
A oração de um justo, isto é, a oração daquele indivíduo que foi justificado através do sangue de Cristo, é poderosa e eficaz (TG 5.16). Portanto, tudo o que vocês pedirem em oração, tenham convicção que já receberam; afinal a Fé em Cristo Jesus nos leva a pedir e orar segundo a vontade de Deus, que é boa, perfeita e agradável e o cumprimento do seu propósito nas nossas vidas (RM 12.2)
Busquem o Senhor e encontrarão (Mt 7.7)
Veja também Dn 2.23, Jr 33, 1Jo 5; 3Jo e Mt 6